Finep lança dois editais para ICTs com valor total de R$ 390 milhões

01/04/2016 11:25

A Finep lança, nesta segunda-feira, 4/4, dois editais voltados para ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia), totalizando R$ 390 milhões – divididos igualmente entre as chamadas. Os recursos, não reembolsáveis, são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O lançamento acontecerá na sede da financiadora, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, e do presidente da Finep, Wanderley de Souza.

Um dos editais é uma chamada pública voltada para centros nacionais de infraestrutura científica de caráter multiusuário e está dividida em duas linhas. A primeira tem como objetivo fomentar e fortalecer os centros já estabelecidos. Já a segunda pretende induzir a instalação de novos centros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

O segundo edital é uma carta convite destinada a laboratórios multiusuários dos institutos vinculados ao MCTI e tem como principal objetivo fortalecer os centros através da aquisição e da manutenção de equipamentos multiusuários e seus sistemas integrados, bem como da contratação de pessoal qualificado para a operacionalização destes equipamentos.

Voltar